A minha passagem pelo Pico...

Experiências vividas durante alguns meses que merecem ser divulgadas...
Imagens e reportagens para os amantes da escrita e dos Açores...
Quem não conhece as ilhas tem aqui uma pequena amostra desta região com paisagens únicas!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Reportagem - Tradição regional Dia dos Amigos (as)





As quintas-feiras do mês de Fevereiro (por vezes também em Janeiro) são esperadas por milhares de açorianos que se reúnem para festejar o Dia dos Amigos, Amigas, Compadres e Comadres, uma tradição regional que tem beneficiado o comércio da Ilha do Pico.

Esta quinta-feira comemorou-se o Dia dos Amigos, uma semana antes do Dia das Amigas, a dia 5 de Fevereiro. O convívio, a amizade e o divertimento são as principais características, segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial do Pico (ACIP), desta tradição que se comemora há vários anos em todas as ilhas dos Açores antes do Carnaval.

Há mais de 30 anos na Ilha do Pico, a tradição regional tem tido cada vez mais adeptos de ano para ano e os grupos de amigos têm crescido significativamente, segundo contou à Lusa/Ilha Maior Daniel Rosa. “São muito poucos os amigos que ficam em casa nas quintas-feiras do mês de Fevereiro”, disse o empresário, afirmando que “há pessoas que não têm o hábito de sair e que saem naquele dia porque é tradição”.

De acordo com o presidente da ACIP, a maioria dos homens comemora o Dia dos Amigos nas diversas adegas da ilha, como é tradicional, e a maioria das mulheres junta-se nos restaurantes da região.

“Esta é uma tradição que mexe muito economicamente, pois os restaurantes ficam cheios nestes dias, o que beneficia o comércio da ilha numa altura de constante crise”, declarou.

Este ano, o Dia dos Compadres e Comadres celebra-se a 12 e 19 de Fevereiro, mas são dias “mais calmos e em número de pessoas mais reduzido”.

A modernização da tradição não agrada na totalidade a Daniel Rosa. O surgimento de espectáculos de strip tease “foge um pouco à tradição inicial”, da qual faziam parte jantares “mais calmos de convívio e pura amizade”.

Para assinalar a data condignamente na Ilha do Pico são vários os restaurantes e bares que promovem o dia, com uma ementa diversa e muitas atracções, incluindo os espectáculos de strip tease, como é o caso da nova discoteca da Madalena, Later Disco. Os preços dos menus, que incluem entradas, pratos, sobremesas e café, variam entre 15 e 20 euros por pessoa.

Segundo o proprietário do restaurante A Parisiana, Jaime Matos, esta tradição “acaba por ser sempre um bom negócio” para o estabelecimento, que já tem lotação esgotada para o Dia das Amigas. O restaurante, situado na Madalena, tem capacidade para 220 lugares e faz também comida para fora, que é mais solicitada pelos homens, que comemoram o Dia dos Amigos nas adegas.

Com uma capacidade que varia entre 55 e 75 lugares, Aldeia da Fonte, Ponta da Ilha, Ancoradouro e Canto do Paço são outros dos restaurantes da Ilha do Pico muito solicitados por aqueles que querem celebrar esta tradição entre amigos “sem ter trabalho”, ficando todos os anos com lotação esgotada.

Segundo o proprietário do Canto do Paço, situado na Prainha, esta quinta-feira, Dia dos Amigos, o restaurante teve lotação esgotada, o que é “habitual” nesta altura do ano. “Esta tradição é das melhores coisas que nos acontece nesta altura de grande crise e um pouco morta no início do ano”, afirmou.

Filipa Rosa - Agência Lusa & Jornal Ilha Maior - Fevereiro 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário