Uma idosa de 102 anos, natural da Ilha do Pico, vai conhecer, este domingo, o interior de um avião da transportadora aérea SATA, um dos sonhos que deseja concretizar antes de morrer, concedido pela autarquia de São Roque.
Natural da freguesia de Santo Amaro, Rosa do Carmo Nunes completou 102 anos de idade no passado mês de Novembro na companhia de vários familiares e amigos num jantar de comemoração, que contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico. “Chegou aos meus ouvidos, através de um familiar seu, que um dos grandes sonhos da Dona Rosa já há alguns anos era andar de avião, o que suscitou algum interesse da minha parte”, contou à Lusa/Ilha Maior o autarca Luís Filipe Silva, que se prontificou de imediato para tentar concretizar o seu desejo.
Solicitada pela Câmara Municipal de São Roque, a transportadora aérea SATA reservou uma viagem até São Miguel para que Rosa do Carmo pudesse concretizar o seu sonho mas “o receio de alguns familiares” condicionou a realização do trajecto. “Ela ainda está muito lúcida e esperteza não lhe falta, mas há sempre aquele receio de algo correr mal”, disse uma sobrinha da idosa, salientando que a última vez que precisou de levá-la ao médico faz agora dois anos. “A irmã é mais nova e está pior que ela”, lamentou Áurea Maria Vargas, referindo-se a Paulina do Carmo Nunes que completou 100 anos em Setembro.
Apesar das condicionantes, Luís Filipe Silva vai proporcionar, este domingo, a concretização de parte do sonho da idosa, num programa agendado para domingo que começa ao meio-dia. “Infelizmente a Dona Rosa já não vai saber o que é voar numa aeronave antes de morrer e, por isso, disponibilizei-me para concretizar parte do sonho, levando-a ao aeroporto este domingo para conhecer de perto um avião”, afirmou o presidente, que tem tudo combinado com os sobrinhos da idosa.
A visita guiada ao interior do avião vai realizar-se entre as 16:30 e 17:30 horas locais e, segundo a sua sobrinha, “ela só vai saber da surpresa pouco tempo antes”.
A centenária vai ainda deslocar-se ao Santuário do Senhor Bom Jesus na freguesia de São Mateus, outro dos pedidos feitos ao “soprar as velas” no seu último aniversário, depois de participar na missa dominical na Igreja Matriz da Madalena e de almoçar com o autarca Luís Filipe Silva. “A minha tia é muito religiosa, todos os dias vai à missa a pé, parece uma rapariga nova”, contou orgulhosa a sobrinha, acreditando que este vai ser “um dia muito feliz” para Rosa do Carmo “cheio de emoções”.
Filipa Rosa - Agência Lusa & Jornal Ilha Maior - Janeiro 2009
Uma avaria no avião causou o cancelamento do voo da SATA que iria aterrar no Pico, ficando desta forma adiado o sonho desta idosa. Alguns meses mais tarde Rosa do Carmo concretizou esse sonho, pouco tempo antes de falecer.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário